segunda-feira, 10 de março de 2008

Lobos da Serra da Arrabida


Foi em 1982 quando fui solicitado para começar um projecto lobo em Portugal usando o resultado no estudo do lobo e do seu ecossistema.

O principal problema em todos os Países onde há muitos predadores, como o lobo, lince, ursos, são os estragos que estes podem causar nos animais domésticos. O segundo problema com o qual temos que lidar é a perseguição ao lobo de tal maneira que em certas regiões, a população do lobo está a decair e nalguns casos caminha para a extinção total.

O número de lobos em Portugal está a decair isto porque se caçam e envenenam simplesmente para se verem livres deles. Tem que se compreender que por exemplo os agricultores não gostam de perder ovelhas e outros animais a toda a hora.

Então culpa-se os lobos. Mas há outras formas de diminuir os prejuízos que não seja matar os lobo. Primeiro que tudo temos que saber o porque dos lobos caçarem animais domésticos em determinadas áreas e porque não o fazem noutras áreas.

Quando se fez um inquérito no norte de Portugal concluímos que os estragos nesta região são muito pequenos, isto porque aqui existe para eles muitos animais selvagens para caçar. Nas áreas aonde foram registadas os maiores estragos, os animais selvagens especialmente os de grande porte, não os havia ou estavam presentes em pequeno número. Por isto alertamos para a protecção dos animais selvagens, o melhor possível e por mais tempo possível, para lhes dar uma chance de crescer e expandir por grandes áreas. Os abusos tem que ser parados de maneira a que nunca mais sejam cometidos. O mundo selvagem deve ser ordenado de maneira a que seja o mais atractivo possível para os animais selvagens. Na grande floresta aonde têm sido vistos Red Deer para melhor protecção existem também espaços abertos aonde poderão aumentar a população.

Ajudando os Red Deer nestas áreas faremos com que a sua população cresça mais rapidamente. Criar zonas florestais para lobos será uma medida a tomar em consideração. Assim podemos trazer para aqui animais domésticos mortos sendo estes uma presa fácil para os lobos, assim estes terão boa comida e a nós fazem-nos um favor, não necessitando os lobos de caçar animais domésticos.

Gonçalo/Zé

Sem comentários: