terça-feira, 18 de março de 2008

Ambiente discutido na Serra da Arrábida


Este ano dedicado ao ambiente, o seminário “O Futuro que Queremos para o Distrito de Setúbal” pretende “criar um fórum de discussão”, cuja atitude “interventiva contribua para o desenvolvimento do distrito”, afirma Pedro Brinca, director do “Setúbal na Rede”, a entidade organizadora do evento. A segunda edição do seminário realiza-se no próximo dia 15 de Maio tendo como palco as instalações do Convento da Arrábida.




Com o objectivo de “reunir um grande número de personalidades com um papel importante na região”, o director do portal do distrito justifica o tema deste ano com o facto do “ambiente ser um assunto em foco em Setúbal, além de existirem seis áreas de paisagem protegida na região”. Pedro Brinca salienta ainda que, “a candidatura da Arrábida a património mundial” também contribuiu para a escolha deste tema.



A escolha do Convento da Arrábida para a realização deste evento prende-se sobretudo “com a sua localização”, justifica o director. Situado em plena serra, o Convento permite “discutir este problema tão importante para o distrito, no lugar mais característico”, até porque o evento vai ter “visitas guiadas que vão permitir aos participantes conhecer melhor” este ex-libris de Setúbal, afirma Pedro Brinca.



Quanto às expectativas, o director do “Setúbal na Rede” espera que o seminário contribua “para a discussão dos problemas ambientais do distrito e para ajudar a levantar questões”. Quanto à aplicação prática das propostas que venham a decorrer da discussão, Pedro Brinca esclarece que isso “vai depender dos oradores e dos participantes, uma vez que o público também vai poder intervir”, no entanto, no que toca ao “Setúbal na Rede”, “o jornal pretende colher pistas para notícias com as quais pretende cobrar a aplicação das promessas que decorram deste evento”.



“O Futuro que Queremos para o Distrito de Setúbal” conta este ano com doze oradores que vão desde representantes de empresas, cuja actividade tenha implicações ambientais, de políticos a representantes de associações de defesa do ambiente, de que são exemplo o Parque Natural da Arrábida e a Quercus.



Esta iniciativa do “Setúbal na Rede” pretende ser reeditada bienalmente, sendo que há dois anos, a primeira edição do seminário foi dedicada ao turismo. O objectivo de cada nova edição do evento é debruçar-se sobre “um assunto que tenha implicações directas no futuro do distrito”, explica Pedro Brinca.

Bruno, Gonçalo, Gui, Zé

Sem comentários: